domingo, 28 de setembro de 2014

As Barbearias e suas histórias

Nunca vamos deixar morrer o nome de Barbeiros!

Olá pessoas maravilhosas, tudo bem?  Veja o lindo post publicado por Joaquim Pinto do Museu do Barbeiro e Cabeleireiro lá em Portugal.

Estes humildes e grande sábios que deixaram bastante história para sempre como uma das mais uteis profissões que sempre o povo recorria a eles não só para fazer as barbas e cortar o cabelo.


A história destes grandes mestres desde as sangrias ás barbas, ás pequenas cirurgias, a tirar dentes, e guarnecer as espadas dos reis, a história os classificarão como barbeiros cirurgiões e dentistas, apesar de a medicina não ver com bons olhos que metade do trabalho de medicina era desempenhado por eles.

Só a partir de 31/07/1870 é que se separou este trabalho, mas os dentistas eram os próprios barbeiros, mas o governo da altura assim o entendeu atendendo a forte pressão dos médicos que ficavam sem o seu trabalho.
Os barbeiros tambem se ocupavam com as perucas que eram muito usual naquela época.

Sabemos que os cabeleireiros de senhoras que eu tenho o maior carinho por eles, não tem histórias, só começaram a trabalhar oficialmente em 1826.

A respeito dos barbeiros, em São Paulo Brasil não quiseram perder o valor destes artistas que incorporaram no curso da história do Barbeiro ao Visagista na Universidade Anhumbi Morumbi que fazem cursos académicos Visagismo e Terapia Capilar um curso muito interessante e e desenvolvem a historia com muita mestria.

Uma pessoa em São Paulo que frequentou esse curso e que esta a fazer uma história no Brasil, que É Claudia Matta, onde tem chegado até nos em Portugal um pouco do seu percurso, dos cursos que vai ministrando por todo o Brasil.
Atentamente
Joaquim Pinto

Quer saber mais?

 

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário