terça-feira, 16 de setembro de 2014

Por que postes tradicionais de barbearia são brancos e vermelhos?

Os postes de barbearia brancos e vermelhos eram um símbolo internacional  bem antes de haver necessidade de reconhecer o seu significado. Assim como as bolas de ouro de casas de penhores, o poste das barbearias possuem sua origem datada na
Idade Média

Identificação

Postes de barbearia são peças retas com tiras brancas e vermelhas em uma espiral ascendente, tampadas por uma tigela ou bola. Eles eram tradicionalmente encontrados na parte de fora da entrada das barbearias.

Características

Muitos postes modernos giram, dando a impressão de um movimento em descida. Alguns modelos possuem uma tira azul além da vermelha e da branca.

História

Os barbeiros assumiam tarefas dentárias e cirúrgicas como sangrias, amputações e extrações de dentes até estas atividades serem proibidas pelo clero em 1163. Os "barbeiros-cirurgiões" costumavam usar roupas longas como túnicas e para limpar o sangue que não escorria até a vasilha.

Significado

As tiras brancas e vermelhas representam as roupas e a "tampa" representa a vasilha usada em sangrias.

Teorias/especulação

A tira azul adicional pode representar o sangue venoso - ou pode ter sido acrescentada apenas por barbeiros dos Estados Unidos. A "vasilha" em cima do poste também pode representar as vasilhas para sanguessugas, geralmente usadas em sangrias e amputações pelos barbeiros-cirurgiões.

Curiosidade

Na Inglaterra, é comum se chamar cirurgiões por "Sr." deixando-se o vocativo "Dr." para doutores com PhD ou título acadêmico. Tal fato se deve aos clãs de barbeiros-cirurgiões e sua atividade.

0 comentários:

Postar um comentário